Melatonina: para que serve e benefícios do hormônio do sono

Entenda os benefícios, indicações e cuidados ao consumir o suplemento
Nathalie Ayres
Escrito por Nathalie Ayres
Redação Minha Vida

compartilhar

salvar

Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano. Também conhecido como hormônio do sono, uma de suas enjoyableções básicas é induzir a pessoa a dormir. Ela está relacionada com a regulação do metabolismo ao longo do dia, o que inclui os períodos em que a pessoa está dormindo ou acordada.

Melatonina induz o sono - Foto: Shutterstock
Melatonina induz o sono - Foto: Shutterstock

Sua ação de indução do sono fez com que indústrias farmacêuticas lançassem sua versão sintética, amplamente vendida como suplemento em outros países, como Estados Unidos e Europa.

A melatonina não tem sua venda liberada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No entanto, ela pode ser importada se você tiver uma receita médica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, o produto tópico feito em farmácias de manipulação já foi liberado para comercialização com receita médica.
Para que provide a melatonina produzida no corpo

A melatonina é um hormônio ligado ao ciclo circadiano, ou seja, a forma como o organismo organiza suas enjoymentções quando estamos acordados e durante o sono.

A substância começa a ser produzida na glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo se preparar para dormir. Ela atinge seu nível máximo quando estamos dormindo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com o nascer do sol e a volta da claridade, a glândula reduz a produção de melatonina, o que sinaliza que é o momento de acordar.

Por typical as enjoyableções do sono em todo o organismo, a maior parte dos órgãos possuem receptores para a melatonina. Portanto, é bem possível que ela atue no organismo de formas variadas, ainda desconhecidas pelos médicos.

Acredita-se que ela também tenha excitingções de regeneração celular e também ajude a combater inflamações no organismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como hoje temos cada vez mais estímulos luminosos mesmo durante a noite, com a televisão, computadores e o uso constante do celular, algumas pessoas podem ter uma produção menor ou mais irregular da melatonina.

Alguns fatores costumam influenciar na produção de melatonina são:
Saiba mais: Está com dificuldade para dormir? Veja principais causas e tratamentos

Idade
Exposição a fontes de luz
Alguns medicamentos
Cegueira.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Indicações da suplementação de melatonina

Como a melatonina é um hormônio relacionado ao ciclo do sono, hoje essa substância é indicada para quem tem dificuldade de appearçar a dormir, de manter o sono ou de ter um descanso de qualidade durante a noite. Isso inclui as seguintes pessoas:

Idosos, que costumam ter a melatonina mais baixa naturalmente
Pessoas que trabalham em turnos noturnos e precisam dormir durante o dia
Vespertinos, ou seja, pessoas que só conseguem dormir e acordar mais tarde
Viajantes que precisam se recuperar do jet lag ou querem prevenir esse problema com os fusos horários
Pessoas com alguns graus de cegueira, que devido à má percepção de luminosidade têm dificuldades em produzir o hormônio.

Vale lembrar que melatonina pode ser interessante para o tratamento de alguns tipos de insônia, mas não funciona com todas, já que sua eficiência só é comprovada na indução inicial do sono.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Um estudo publicado na "Genes and Cancer", feito por pesquisadores da Michigan Condition College (MSU), indica também que a melatonina, hormônio regulador do sono, produzido pelo cérebro, pode suprimir o crescimento de tumores most cancersígenos na mama. Segundo David Arnosti, coautor do estudo, o que torna este trabalho tão especial é a compreensão do comportamento dos genes em seu ambiente natural e como eles interagem mediante a uma doença. Veja mais detalhes aqui.

Além disso, é importante ressaltar que a melatonina indicada para suplementação é uma dose muito maior do que o corpo libera.

Estima-se que toda noite a glândula pineal solte para o organismo 0,one mg de melatonina, e os compridos de hoje podem ter até 3 mg da substância. Por isso é importante seguir uma indicação médica ao consumi-la.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Saiba mais: 10 dicas que combatem a insônia e ajudam a dormir melhor
Melatonina para crianças

Nas criançbeing a melatonina também tem a função ligada ao ciclo circadiano, ou seja, relacionada a forma como o organismo organiza suas enjoyableções quando estamos acordados e durante o sono.

No entanto, o sono adequado tem implicações ainda mais importantes para os pequenos, já que durante a noite é que o corpo libera o hormônio do crescimento, importante para que a criança se desenvolva.

No entanto, a melatonina só deve ser dada às crianças quando se constata que elas não têm uma produção suficiente do hormônio. Isso ocorre principalmente em casos de autismo, cegueira full ou alguma lesão neurológica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em casos além desses, o great é conversar com um médico, pois outras medidas podem ser tomadas. Por exemplo, muitos pais têm usado a melatonina em busca de uma solução para crianças com menos de 3 anos que não conseguem pegar no sono.

No entanto, o ideal para esse tipo de situação é adotar medidas de higiene do sono, assim como uma desaceleração do ritmo da casa como um todo na hora de dormir.

Além disso, a melatonina não deve ser dada para crianças sem conversar com um especialista. Por mais que muitos suplementos vendidos no exterior do Brasil sejam feitos com foco no público infantil, seu uso em crianças atualmente é considerado controverso, já que não há estudos suficientes comprovando sua segurança nos pequenos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Crianças autistas

No entanto, estudos têm indicado que crianças autistas com dificuldades de dormir podem se beneficiar com o uso da melatonina. Uma pesquisa feita publicada na revista científica Journal of yank Academy of Child & Adolescent Psychiatry em novembro de 2017 com a hundred twenty five crianças autistas, por exemplo, usou um medicamento que libera a melatonina lentamente durante a noite. Sua ação ajudou 38 das 56 crianças. Já no grupo que tomava placebo, composto por 61 crianças, apenas 12 tiveram melhora.
Melatonina ajuda a emagrecer?

Especialistas em endocrinologia explicam que o sono tem um papel importante no emagrecimento. No entanto, não é possível afirmar que o uso da melatonina em si ajuda a emagrecer. O que acontece é que durante o sono de qualidade, o corpo regula os hormônios relacionados à saciedade (a grelina e a leptina). Quando se dorme pouco ou se tem um sono de baixa qualidade, esses também hormônios atuam de forma piorada, fazendo com que a pessoa coma mais para que serve melatonina até conseguir se sentir satisfeita.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ou seja, quem dorme melhor consegue controlar o peso de forma mais eficiente, e a melatonina pode ser aliada nesse processo.

No entanto, fatores como uma alimentação balanceada e prática melatonina preco de atividade física também são determinantes no emagrecimento, tanto ou mais do que uma noite bem dormida.
Saiba mais: Dormir mal pode te impedir de emagrecer
Benefícios da melatonina em estudo

Além de seus benefícios para o sono, pesquisadores tem analisado outros usos da melatonina na saúde. Veja algumas linhas de pesquisa:

-Tratamento da enxaqueca;Melhora na resposta à quimioterapia;Prevenção do câncer;Tratamento da síndrome dos ovários policísticos;Amenizar cólicas em bebês;Tratamento para calvíce e queda de cabelo.

Tratamento da enxaqueca Estudos recentes, alguns feitos aqui no Brasil, mostram os usos da melatonina no tratamento de alguns tipos específicos de enxaqueca.

Ela tem sido estudada para os casos em que os pacientes não respondem aos tratamentos comuns, que consistem no uso de analgésicos, entre outras terapias.

Mas ainda não se sabe qual efeito ela pode ter nesses casos e nem foi estabelecido um protocolo para seu uso.

Melhora na resposta à quimioterapia Alguns estudos em camundongos mostraram que a melatonina pode ajudar a aumentar a efetividade dos tratamentos para câncer usando quimioterapia.

Estudos ainda estão sendo feitos em humanos, mas ainda não se sabe se esse hormônio atuará da mesma maneira.

Prevenção do câncer Alguns estudiosos vão além e acreditam que a melatonina pode influenciar na prevenção de alguns tipos de câncer.

Existem argumentos biológicos para isso, já que um dos processos do corpo durante o sono é justamente regular o mecanismo que controla se as células novas criadas pelo corpo estão funcionando como deveriam, prevenindo o aparecimento de tumores.

Mas os testes em humanos ainda estão sendo feitos e precisam de alguns anos para chegarem a uma conclusão mais concreta.
Mulher tomando comprimido de melatonina - Foto: Getty Photos
Mulher tomando comprimido de melatonina - Foto: Getty Images

Tratamento da síndrome dos ovários policísticos A melatonina influencia na ação diversos hormônios do corpo, inclusive alguns relacionados à síndrome dos ovários policísticos, como a insulina e o estradiol.

Portanto, essa interligação pode trazer benefícios para o tratamento e as pesquisas atuais estão mais focadas por enquanto em entender como a melatonina pode impactar nesses hormônios, para depois entender como usá-la nesses casos.

Amenizar cólicas em bebês Alguns estudos têm mostrado que a serotonina e a melatonina têm papeis importantes no intestino: enquanto a primeira causa uma contração nas paredes deste órgão, a segunda ajuda no relaxamento.

Como os bebês têm uma glândula pineal imatura, que ainda não produz melatonina, especialistas estudam se a suplementação com uma gota de melatonina ajudaria nesses casos, mas ainda não há conclusões e muito menos protocolos de tratamento de cólicas desta forma.

Tratamento para calvície e queda de cabelo Estudos recentes têm demonstrado que a melatonina em uso tópico pode ajudar a combater a alopécia androgenética em estágio inicial.

Ao que tudo indica, essa substância parece melhorar a multiplicação de células germinativas do bulbo capilar, estimulando o crescimento dos fios.

Além disso, ele parece melhorar o estresse oxidativo, que poderia favorecer a atuação do DHT (di-hidrotestosterona), um dos causadores deste tipo de alopécia. Hoje, esses produtos manipulados já estão liberados e são vendidos no Brasil.

Um estudo italiano feito em 2012 com 35 homens demonstrou esse efeito. Publicado no Worldwide Journal of Trichology, a pesquisa pediu que os voluntários, com idade entre eighteen e forty anos e portadores de alopécia androgenética usassem a solução capilar com melatonina uma vez ao dia por 6 meses.

Após o período, verificou-se que houve aumento da contagem capilar (29,two% após três meses e forty two,7% após seis meses) e da densidade capilar (aumento de 29,1% em três meses e 40,nine% em seis meses).
Como consumir

A melatonina é vendida no exterior em doses de até ten miligramas. Normalmente quando ela é indicada para problemas do sono, os médicos orientam a consumir até three mg ao dia, entre uma e duas horas antes de dormir.

Quando falamos em crianças, não há uma dosagem atualmente considerada segura, e o ideal é não oferecer esse suplemento hormonal a elas.
Cuidados ao consumir a melatonina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *